terça-feira, 4 de agosto de 2009

Yakisoba


Finalmente uma receita salgada, mas como aqui só entra coisa porpe ela é regada a muito óleo e colesterol malvado pra deixar a gente com aquela sensação de querer vomitar tudo depois rs

Ingredientes:

- macarrão de yakisoba 150g
- brócolis 50g
-cenoura 30g
- acelga 100g
- broto de bambu 30g (opcional)
-
champignon 20g
- lombo de porco 50g
- frango 50g
- camarão 7 barbas 50g (opcional)
- lula 50g (opcional)
- carne bovina 50g (opcional)
- sal a gosto
- açúcar a gosto
- molho de soja 40 ml
- alho picado a gosto
- amido de milho (umas 2 colheres)
- caldo de frango 300 ml
- óleo de soja
- óleo de gergilim a gosto

Como fazer:
Primeiro de tudo, é melhor você ter uma cozinha bem organizada e com uma coifa ou corrente de ar boa porque isso aqui vai deixar um puta cheiro de gordura, tipo quando você vai no Karaoke da Liberdade e volta fedendo a chapa. SÉRIO, abra bem as janelas rs.
Agora vamo lá, é essencial que você deixe absolutamente tudo no jeito, que nem nos programas da Ana Maria Braga, cada coisa num potinho (estocar copinho descartável é uma boa pedida pra isso, mas não pro meio ambiente rs). Comece lavando, descascando e cortando os vegetais: brócolis cortar deixando umas arvorezinhas pequenas, cenoura é na diagonal, e a acelga dobre e corte também na diagonal, deixando uns losangos. Depois faça isso com os itens opcionais, e depois com as carnes. Coloque cada coisa no seu potinho e pra facilitar mais ainda o trabalho deixe os copinhos na seguinte ordem (gente não sou sistematica é que realmente funciona!):
- alho, brocolis, cenoura, acelga, bambu, champs, frango, lombo e carne.
Agora que já tá tudo organizado, coloque uma panela com água pra ferver, quando começar a realmente borbulhar coloque o macarrão pra cozinhar, ele deve cozinhar por exatamente QUATRO minutos, então quando estiver no terceiro minuto, pegue uma frigideira (se tiver uma wok melhor ainda) de preferencia anti-aderente e coloque óleo para esquentar (óleo o suficiente para fritar o macarrão).
Assim que se passarem os quatro minutos, escorra a água do macarrão e coloque-o no óleo para fritar, eu sempre tive preocupação de fritar demais mas a minha professora disse que quanto mais crocante melhor, então não tenha medo e deixe que ele fique BEM amarelo.
Reserve o macarrão e continue com a frigideira ligada e adicione mais óleo, agora você vai fritar os vegetais, seguindo aquela ordem, depois frite as carnes.
Quando acabar de fritar as carnes, coloque o caldo de frango e o molho de soja, essa parte é totalmente fundamenta em PROVAR, não acredito nas medidas exatas, é muito de ir provando e ajustando o sabor.
Quando você achar que esse molho está do seu gosto (adicionando mais shoyo ou mais caldo, sei lá), pegue o amido de milho dissolvido em água e coloque no molho, espere ferver e ele irá engrossar.
Agora é só acrescentar gotinhas do óleo de gergelim (as vezes eu coloco uma colher de molho de ostra, mas só as vezes e nunca uso o açúcar) e voltar tudo na panela pra esquentar e misturar o macarrão com o resto da galere.








0 comentários:

Postar um comentário